Phila7 | Fausto ComPacto
Canada Goose Jacket Canada Goose outlet

Fausto ComPacto

“Fausto ComPacto”, LIVRE ADAPTAÇÃO DE MARCOS AZEVEDO PARA O CLÁSSICO “DOUTOR FAUSTO”, DE  CHRISTOPHER MARLOWE.

O espetáculo narra o drama de Fausto, médico erudito em todos os ramos do conhecimento, que busca a Magia Negra, que atenderia a seus caprichos e, também, à sua inata curiosidade científica.

Assim, Fausto invoca Mefisto, das hierarquias demoníacas, para que seja seu servo por duas décadas, ao fim das quais, por contrato de sangue, dará sua alma a Lúcifer. O personagem Fausto revela, no espetáculo, o desejo e a ambição de superioridade, de sabedoria e de poder sobrenatural, além da curiosidade e da angústia em obter conhecimento.

Depois de estrear em Campinas, a livre adaptação do dramaturgo e diretor Marcos Azevedo de “The Tragical History of Doctor Faustus” – uma das mais famosas e importantes peças escritas por Christopher Marlowe (1564-1593) – a montagem de “Fausto ComPacto” chega ao Festival de Teatro de Curitiba. As apresentações ocorreu nos dias 29 e 30 de março de 2012,  no Teatro Paiol. Dirigido pelo próprio Azevedo, o espetáculo traz no elenco o premiado ator Luiz Damasceno no papel título, que sobe ao palco ao lado de Selma Egrei, Ricardo Homuth e Thiago Codinhoto.

Em sua livre adaptação, Marcos Azevedo centra o foco no conflito de Fausto, interpretado por Damasceno, versus Mefisto, encarnado por Selma Egrei. “A peça enfoca a questão da polaridade e do jogo de forças entre Fausto e Mefisto, além das questões éticas e morais do mito. Essa história, na minha avaliação, marca o nascimento do homem contemporâneo, hedonista, ambicioso e insatisfeito com os limites do  conhecimento humano ”, explica Marcos Azevedo.

O projeto de Fausto ComPacto foi realizado com o apoio do governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural de 2010.  PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e foi apresentado, além de Curitiba, em Campinas, Lençóis Paulista e Araras.

Atores no centro – O diretor de “Fausto ComPacto” salienta ainda que sua encenação “parte do ator como centro da cena, e tudo para ele converge, deixando de lado maneirismos de época, em prol da atemporalidade”. Luiz Damasceno interpreta um Fausto humanizado para o nosso olhar atual, na busca arquetípica de seus conflitos. Um Mefisto sedutor e sensível, na voz e corpo, não de um ator, mas de uma atriz, Selma Egrei. Ricardo Homuth tem a difícil função coringa, atuando ambiguamente, como o Mago Valdez, o Imperador, Lúcifer, ou mesmo como o próprio Marlowe.

“A participação de outros atores, por meio de vídeos pré-gravados que surgem em projeções videográficas, dialogam com a cena de forma aberta, numa convenção cênica que abole a distância entre o presencial e o virtual, e também entre a tragédia elisabetana e o teatro pós-dramático”, define Marcos Azevedo.

Unidade visual – A proposta de cenografia de “Fausto ComPacto”, também assinada por Marcos Azevedo,  “deve ser entendida como um diálogo constante entre o espaço físico e os projetos de luz e vídeo, buscando uma unidade visual para a criação deste universo de imagens”, explica o diretor.

A cenografia baseia-se em um círculo de livros, onde surge o potente universo fantástico de Fausto e os elementos infernais de Mefisto. Já a iluminação,  de Mirella Brandi “não tem apenas a função de revelar espaços, mas também criá-los”, diz o diretor Marcos Azevedo.

A trilha sonora original, escrita por Gustavo Pereira, pretende ir além da ideia de apenas reforçar o que está sendo encenado. “A partir de referências da música clássica e eletrônica, da voz dos atores, ruídos e silêncios incidentais, a trilha irá, a um só tempo, aguçar a sensibilidade e a reflexão crítica”, finaliza o diretor.

 


Ficha técnica completa:

Elenco:
Luiz Damasceno – Fausto
Selma Egrei – Mefistófeles
Ricardo Homuth – Marlowe/ Valdez/ Lúcifer/ Imperador
Thiago Codinhoto – Wagner

Direção de Arte: Mirella Brandi
Assistente de Direção: Fernanda Moura
Direção de Vídeo e Produção: Débora Gobitta
Trilha Original e Sonorização: Gustavo Pereira e Muepetmo
Cenografia: Marcos Azevedo e Debora Gobitta
Video Mapping e Programação Visual: Karina Montenegro/Eduardo Fernandes
Figurinos: Carolina Semiatzh
Fotos: Ricardo Ferreira
Operador de Luz: Mirella Brandi
Operador de Som: Beto Matos
Operador de vídeo: Fernanda Vinhas
Direção de Produção: Marisa Riccitelli Sant’Ana

Elenco – projeções em vídeos
Beto Matos (Bobo) / Luciane Vitaliano e Bruna Camargo (musas) / Daniela Schmitz (Helena) / Fernanda Moura (cortesã) / David Cejkinski (escrivão) / Paulo Pereira (padre).

Edição: Fernanda Vinhas
Maquiagem: Andrea Coimbra
Figurinos da cena do Imperador: criados por Aby Cohen. Acervo do filme Primavera, produzido pela Notábile Filmes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll to top
order baclofenbaclofenbuy propecia cheap online