Phila7 | Dia marcado para “desesperar Godot”
Canada Goose Jacket Canada Goose outlet

Dia marcado para “desesperar Godot”

Dia marcado para “desesperar Godot”

Home » imprensa » Dia marcado para “desesperar Godot”

on jun 4, 09 • by • with No Comments

Blog do Link – Estadão, por Lucas Pretti postado em 04/06/2009
Clique aqui para ler a matéria original.
http://blogs.estadao.com.br/link/dia-marcado-para-desesperar-godot/

A companhia de teatro Phila7 divulgou hoje a data de seu novo espetáculo, ‘WeTudo – DesEsperando Godot’: dia 4 de julho. O grupo paulistano é o principal do País na pesquisa de novas linguagens cênicas que levam em conta a questão digital – telepresença, corpos biomecânicos, conceitos relativos de espaço, tempo e narrativa. Tudo que o Link detalhou numa reportagem recente.

‘WeTudo’ não tem começo nem final, por exemplo. A dramaturgia é criada pela própria companhia com base no texto clássico de Samuel Beckett, ‘Esperando Godot’, que debatia e criticava questões típicas do século passado, como as ditaduras, a inação do homem perante os fatos e o poder. Segundo o diretor da Phila7, Rubens Veloso, não faz mais sentido discutir a espera do outro com a internet. “O mundo é ativo, as pessoas fazem, agem, tem os meios de produção para alterar a realidade”, disse na época da reportagem, em abril.

Tanto é que a peça começa (se é que dá para dizer isso) no momento em que Vladimir e Estragon desistem de esperar Godot. A narrativa é múltipla. Os espectadores são convidados a levar notebooks e celulares para acompanhar a parte ao vivo do espetáculo da sede do Grupo de Arte Global (GAG). Lá não há um palco tradicional, mas vários espaços de interação e criação coletiva entre atores e plateia. Nunca será possível ver o espetáculo inteiro, apenas parte, mesmo que na internet.

O nome foi baseado no YouTube, claro, e originalmente seria ‘YouTudo’. O pronome inglês We foi inserido para aprofundar a mensagem coletiva da peça. Antes de ‘WeTudo’, a Phila7 já havia impressionado a crítica com espetáculos realizados ao mesmo tempo no Brasil, em Londres e em Cingapura, em que os atores participavam de uma mesma cena mesmo separados espacialmente. A pesquisa da realidade digital passou então a beber em Flusser e Foucault e então decidiu-se por abolir de vez a estrutura cênica tradicional.

É aí que mora o teatro digital - na convergência entre performance, arte cênica, webart e hiperdrama. ‘WeTudo’ pode ser um passo à frente na consciência do artista sobre a tecnologia, que passa de mero suporte exótico para ferramenta de produção de conteúdo.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

« »

Scroll to top
order baclofenbaclofenbuy propecia cheap online